Obra de Drummond sairá de catálogo

imagem/divulgação

Depois de uma década editando os livros do poeta mineiro, a Companhia das Letras anunciou fim de contrato

Redação

A editora Companhia das Letras, a maior casa do país, anunciou o fim da edição dos livros do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, morto em 1987. O comunicado, publicado nas redes sociais, vem causando impacato em leitores e no meio literário. Com o fim do contrato entre o herdeiro do espólio do escritor, os livros sairão das prateleiras em 6 meses. Pedro Drummond, o neto, e a editora, não chegaram a um acordo para que a obra continuasse a ser publicada. Agora, abre-se um capítulo incerto para uma das produções mais prolíficas da literatura brasileira.

o comunicado

Entre 2011 e 2021, tivemos a honra de publicar a obra de Carlos Drummond de Andrade. Foram 54 títulos, incluindo poesia, crônica, diários, antologias e livros infantis.

A coleção contou com conselho consultivo, projeto gráfico especial, novo estabelecimento de texto e posfácios encomendados para as edições, assinados por críticos e escritores que jogavam luz sobre a relevância de um dos principais poetas de língua portuguesa.

Desenvolvemos material educativo, lançamos campanhas de fomento à leitura, como “Espalhe Drummond”, organizamos aulas, shows, vídeos, debates, lives, entre muitas outras celebrações – vale destacar, por exemplo, a homenagem na Flip de 2012 e os festejos do Dia D, no dia 31 de outubro, que buscavam celebrar a obra e apresentá-la a um novo público de leitores. Nossas reedições mereceram ampla cobertura da imprensa, em resenhas e matérias.

A Companhia das Letras informa, com tristeza, que, por não ver possibilidade de aceitar os termos de renovação do contrato, decidiu deixar de publicar a obra de Carlos Drummond de Andrade. Ao longo desses dez anos, fomos pautados pelo profundo respeito, pelo entusiasmo e pela absoluta admiração, cientes da responsabilidade e da alegria de ser a casa de um dos nossos maiores poetas.

As edições ficarão disponíveis nas livrarias por seis meses.

A biografia do escritor, que está sendo escrita por Humberto Werneck, continua de pé, segundo o jornalista mineiro. A previsão de lançamento da obra é para o próximo ano, em que se comemoram os 120 anos do nascimento de Drummond, em Itabira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s