a revista

logo fina

editor fundador Matheus Lopes Quirino

conselho editorial Bruno Pernambuco, Giovana Proença, Matheus Lopes Quirino e André Vieira

editor André Vieira

designer e diagramador Ygor de Góes Sena

fale conosco redacao.revistafina@gmail.com

instagram @revistafina

sobre a revista

fina’ é uma revista de literatura e cultura, editada por entusiastas, escritores e artistas. Sem fim lucrativos, a diretriz principal é propagar ideias e incentivar a cultura do livro.

seções

Gente fina pessoas e personas que têm algo a dizer aparecem aqui. Também são publicadas reportagens e perfis, sempre com alguém em foco.

Linha fina Espaço dedicado a artigos sobre temas culturais em alta.

Pente fino Ensaios e resenhas de lançamentos, clássicos e livros esquecidos.

Poemário Coluna dedicada à poesia contemporânea


história

Idealizada pelos jornalistas Matheus Lopes Quirino e André Vieira, a Fina começou em 2018, como revista Veredas. Com duas edições impressas, a Veredas foi concebida como uma revista de cultura. Naquele ano, escritores como Luiz Ruffato e Milton Hatoum passaram pelas páginas da publicação, além de poetas como Fernando Paixão. Em 2019, Veredas se dissolveu, e os editores fundaram a Frente & Versos, que funcionou até outubro de 2020 nos moldes da identidade inicial do projeto. Depois, com a equipe desmembrada, Matheus, André, Bruno Pernambuco (desde 2019) e Giovana Proença (desde 2018) fundaram a fina.

a revista Veredas, na FLIP 2018 foto de Giovana Proença

Em janeiro de 2020, foi impressa uma edição especial limitada da Frente & Versos, chamada Fininha. Formato pocket, embrião da atual revista, ela foi enviada aos apoiadores do projeto. Há três anos cobrindo a cena literária, a ideia de uma revista foi amadurecendo, até chegar ao resultado que hoje é a fina. Ao longo doesse tempo, a revista vem publicando artistas independentes e novos talentos, em matéria de ficção, crônica e conto, fazendo também crítica literária. O funcionamento é baseado na colaboração voluntária dos integrantes. Isto é: ninguém é remunerado na revista (as experiências com contas foram traumáticas para a revista, que teve duas “falências” em edições impressas).

Hoje a equipe da fina é formada pelos quatro editores e conta com a colaboração recorrente de cerca de 20 voluntários, entre eles escritores, ilustradores, fotógrafos e artistas. Desde outubro de 2020, semanalmente são publicados textos de diversas áreas, como ficção, artes visuais, música, e, principalmente, literatura, carro chefe da revista. Ao cobrir o mercado editorial, a revista conta com o apoio de algumas editoras que enviam exemplares para a equipe. A fina acredita que incentivar a leitura e a cultura do livro só agrega na formação intelectual de um povo, por isso a revista está de pé, mesmo depois de tantos perrengues.

Se você gostou da revista, escreva para gente! É fácil! Disponibilizamos o e-mail acima, ficaremos felizes em conversar com o leitor. Lembrando que, como a tribuna é aberta, a revista aceita colaborações de ficção e resenhas. Sem apoio financeiro ou de qualquer organização, a fina depende da divulgação do leitorado. Por isso, só compartilhando este perfil já é gratificante para nós.

a redação


edições